Uma das primeiras perguntas que as pessoas com frequência nos fazem é sobre o dinheiro. Como conseguimos o dinheiro para sua cicloviagem? Quem patrocina a gente? e por ai vai. Nós dedicamos grandes esforços para poupar uma quantidade de dinheiro inicial que permitisse a gente sair e hoje vamos listar todos eles. Esperamos que esta lista ajude a você a repensar seus hábitos de vida com o propósito de poupar dinheiro para sua viagem de bicicleta.


 1

Trocar carro ou transporte público, pela bicicleta. Se você se pretende a realizar uma cicloviagem de longa distância faz total sentido você começar um treino, neh?. Então bora usar a bicicleta pela cidade e mexer seu corpo, e assim poupar uma boa grana.

Imagen: Usar bicicleta como transporte para se preparar para cicloviagem e poupar dinheiro


 2

Pedir carona para os amigos quando for se deslocar entre cidades. Pode postar no Facebook e ver se algum amigo está indo para o seu destino e também utilizar os aplicativos especializados para tal fim. Alguns exemplos deles podem ser, no Brasil “BlaBlaCar” e na Argentina “Carpoolear“.

Imagem: Carsharing


3

Trocar jantares em restaurantes por convidar os amigos para comer em casa. Nós decidimos curtir mais a nossa casinha e inclusive convidar muito mais os nossos amigos para comer em casa por uma fracção do que gastávamos em restaurantes só pagando a nossa parte.

Imagem: Jantando um peixe na nossa casa com os amigos de São Paulo - Novembro de 2014

Jantando um peixe na nossa casa com os amigos de São Paulo – Novembro de 2014


4

Começar a cozinhar em casa o lanche para levar para o trabalho. Um almoço padrão nos restaurantes de almoços não desce de 15 reais e você nem conhece a qualidade dos ingredientes que são colocados dentro. Melhor fazer um lanchinho saudável em casa e poupar esse dinheirinho.

Imagem: Refeição saudável feita em casa ajuda a poupar dinheiro


5

Parar de gastar dinheiro em academias e personal trainer. Pode aproveitar os parques e praças da cidade e dar todo o dia uma corrida por lá sem gastar nada. Convide os amigos e monte um grupo se você tem preguiça de fazê-lo sozinho(a).

Imagem: Passeio de bicicleta pelo parque


6

Deixar de assistir em shows caros e acompanhar a agenda de eventos gratuitos da cidade. Toda cidade tem sua oferta gratuita ou de baixo custo de atividades. Nós temos passado por muitas grandes cidades na América do Sul e por todos lados temos visto. E se não achar oferta de baixo custo, convide os amigos para tocar músicas em casa, nós também fizemos isso.

Imagem: Lazer sem custo


7

Comece a compartir o apartamento ou casa com outras pessoas. Assim que você abre as portas da sua casa outras portas se abriram para você durante a viagem. Existem sites e aplicativos que permitem fazer isso de uma forma segura como Airbnb, EasyQuartos ou simplesmente avisar a todos os seus amigos pelo Facebook.

Imagem: Logo e link á página do Airbnb: http://es.airbnb.com/c/lucianob981 (se você ainda não tem uma conta, faca a sua com este link e ganhe um desconto na sua primeira viagem)


8

Conserte você mesmo a sua bicicleta. Ai você mesmo apreende a mexer na sua bicicleta. Lembre-se que durante a cicloviagem, em muitas oportunidades não terá o seu mecânico de confiança para poder assisti-lo. Existem também oficinas colaborativas de conserto de bicicletas que você pode aproveitar para aprender mais sobre ciclomecânica e no último caso dá uma fuçada no Youtube.

Imagem: Consertar a bicicleta durante a cicloviagem


9

Compre roupas e acessórios de segunda mão. Pode dar uma volta por alguma feira livre da cidade ou brechó e também entrar em sites como MercadoLivre ou grupos especializados no facebook para achar o que for: roupas, peças de bicicleta, acessórios de acampamento, entre tantos outros. Assim também ajuda a dar mais um uso para coisas que outros não precisam mais.

Imagem: Comprar roupas de segunda mão


10

Pare de ir às grandes cadeias de supermercados e comece a frequentar os mercados municipais, hortifrútis, lojas de produtos naturais, férias de rua, etc. O supermercado normalmente oferece produtos processados demais, e as legumes nunca são tão boas quanto a feira de rua. Assim gaste menos e coma mais saudável.

Imagem: Comprar alimentos sem processar nos mercados da cidade para poupar dinheiro


11

Corte seu cabelo em escolas de cabeleireiros(as). Lá eles precisam muito de modelos para aprender a cortar cabelo e sempre é supervisado por professores. Se ainda acha arriscado esses lugares ache outras cabeleiras mais em conta, sempre tem.

Imagem: cortar cabelo em escolas de cabeleireiros


12

Pare de gastar dinheiro em aulas de idioma. Considere a opção de aprender idiomas na internet. Existem muitos aplicativos e sites que oferecem uma gama muito ampla de idiomas completamente de graça. Nós temos utilizado e recomendado muito o Duolingo, com ele o Zé aprendeu espanhol e o Lucho aprender Português e Italiano.

Imagem: Logo e link á página do Duolingo


13

Parar de celebrar os aniversários ou realizar eventos no geral em baladas caras e começar a utilizar mais parques públicos, organizando pique niques com a galera. Nós começamos a achar um absurdo o que os locais de São Paulo cobram e começamos a fazer isso.

Imagem: Celebrar aniversários em parques públicos


14

Não compre ferramentas para utilizá-las uma só vez, peça emprestado para os amigos, sempre tem alguém que pode emprestar. Hoje em dia tem até aplicativos especializados em compartilhar coisas dentro da vizinhança, como o próprio Tem Açúcar.

Imagem: Compartilhar ferramentas com amigos e vizinhos


15

Faça contas!!! Não tem como ter noção de se você está poupando ou não se você não faz contas. Melhor fazer as pazes com a matemática e fazer alguma planilha em casa. Se você têm dificuldades, sempre têm algum amigo engenheiro ou afim com os números que pode te ajudar.

Imagem: Fazer contas para poupar dinheiro


16

Comunicar a todos os seus amigos sobre a viagem. Isso ajudou muito porque os mesmos amigos passavam dados e contatos de pessoas que podiam nos ajudar em diversas áreas.

Imagem: Em um festival de comida italiana com os nossos amigos Letícia e Fezinho - Agosto de 2014

Em um festival de comida italiana com os nossos amigos Letícia e Fezinho – Agosto de 2014


.

Ainda precisar de mais inspiração para sua cicloviagem?, te convidamos a dar uma olhada nas nossas ideias de Abundancia

.

Imagem: SOBRE ABUNDANCIA!


Pode dar uma olhada também nos conselhos de outros cicloviajeros e aventureiros:

.


.
Se você ainda sente que falta algum item importante sobre como poupar dinheiro para uma viagem por favor comente esta matéria e compartilhe com a galera as suas ideias.

 

image sources

  • Sinal Bicicleta: admin
  • Carsharing-Banner1: admin
  • Grupo do Peixe comendo em casa: admin
  • espectaculo gratuito: admin
  • Airbnb: admin
  • Bicicleta por do sol: admin
  • Ropas: admin
  • Legumes: admin
  • Cortar cavelo: admin
  • Duolingo: admin
  • celebracion parque: admin
  • Ferramentas: admin
  • Contas contabilidade: admin
  • Amigos Leticia Fezinho: admin
  • Ideas de Abundancia Click Aqui: admin